4Network nomeada para Inovação do Ano

SAawards.jpg

A ASK4 ESTÁ ENCANTADA POR TER SIDO NOMEADA PARA INOVAÇÃO DO ANO NA EDIÇÃO DESTE ANO PARA OS PRÉMIOS DE ALOJAMENTO DA 4NETWORK.

Como fornecedora de serviços de Internet especializada em alojamento de estudantes, com centenas de milhares de clientes estudantes na nossa rede, sabemos que estes têm forte preferências de conteúdo e de serviços incorporados, bem como expetativas claras de como o seu serviço de Internet "deveria" funcionar. O nosso trabalho como fornecedora de serviços de Internet é possibilitar as suas preferências e alcançar as suas expetativas.

Com o desenvolvimento da tecnologia e o acréscimo de "dispositivos inteligentes", cresceram também os requisitos e expetativas de conectividade dos nossos estudantes. A nossa resposta a este cenário de mudança tem sido o desenvolvimento da 4Network.

Lançada no outono de 2016, a 4Network é uma inovação na indústria e exclusiva da ASK4. Este é o resultado de um investimento e especialização significativos e de uma inovação perfeitamente sintonizada com as necessidades dos nossos clientes estudantes.

Para entender o que é a 4Network e o seu significado é preciso primeiro entender um pouco sobre o desenvolvimento de necessidades de utilizadores estudantes, e por que motivo um serviço de Internet gerido é crucial para edifícios de alojamento estudantil.

CONECTIVIDADE PARA OS ESTUDANTES

Os alunos de hoje chegam normalmente ao seu alojamento com uma média de 5 dispositivos ligados por WiFi. Um número crescente destes dispositivos é concebido para ligar e enviar dados entre si através de uma rede sem fios. Por exemplo, ligar um computador portátil a uma impressora sem fios, um smartphone a colunas sem fios e um Chromecast a uma Smart TV. A investigação indica-nos que esta tendência está a acelerar: de 3000 jovens de 14 a 16 anos questionados pela ASK4 no Reino Unido, Alemanha e Espanha, a maioria disse que iria sentir-se "frustrado", "isolado" ou "irritado" se não conseguisse aceder à Internet ou ligar os seus dispositivos entre si, como esperaria (veja ask4.pt/vida-online). A procura de uma conectividade sem problemas entre dispositivos é uma expetativa e não um desejo.

UMA REDE GERIDA

A conectividade entre dispositivos é algo que tomamos por garantido num ambiente tradicional onde temos um router sem fios por habitação. Num ambiente com vários inquilinos (centenas de habitações próximas umas das outras), a instalação de redes sem fio separadas em cada espaço é simplesmente insustentável. À medida que o edifício alcança a capacidade máxima e o ambiente de rádio fica congestionado, cada rede sem fios da habitação tornar-se-ia instável, fraca e, eventualmente, deixaria de funcionar.

Este é apenas um motivo para que um serviço de Internet gerida seja crucial para edifícios com vários inquilinos, onde é necessária uma compreensão detalhada dos princípios básicos da engenharia de radiofrequências e um meticuloso planeamento de WiFi com base na disposição e construção de cada edifício, para proporcionar um serviço sem fios rápido, robusto e "sempre ligado" para os residentes em todo o edifício.

O PROBLEMA

No entanto, uma rede sem fios gerida num edifício com vários inquilinos é uma rede partilhada e isso cria um problema real e cada vez mais urgente. O problema reside no facto de que as redes sem fios em edifícios com vários inquilinos têm de aplicar uma separação entre os dispositivos dos utilizadores, o que significa que os dispositivos podem estabelecer ligação à Internet, mas não entre si. Isto é por uma boa razão: é a única forma de assegurar que os estudantes vizinhos não podem ver ou aceder a outros dispositivos através da rede sem fios partilhada do edifício, garantindo assim a segurança dos alunos e a salvaguarda da privacidade.

Isto impõe uma limitação que faz com que os dispositivos considerados essenciais pelos alunos atuais e futuros (impressoras sem fios, altifalantes Sonos, o Chromecast), e que dependem da conectividade sem fios local, simplesmente não funcionem.

4NETWORK

A solução da ASK4 para este problema é a 4Network. A 4Network possibilita aos utilizadores de um serviço de Internet gerido em edifícios com vários inquilinos terem as suas próprias redes privadas sem fios. Isto significa que os estudantes podem ligar os seus dispositivos sem fios de uma forma segura e privada através da infraestrutura partilhada do edifício, tal como fazem em casa.

A 4Network cria uma parte única da infraestrutura da rede da ASK4 e tem sido desenvolvida ao longo de vários anos em resposta direta à evolução da exigência de conectividade dos atuais e futuros estudantes. A 4Network é também a resposta da ASK4 à afluência de novos dispositivos, sistemas de entretenimento e infraestruturas ligados por WiFi, já disponível para estudantes e operadores de alojamento.

Uma rede sem fios pessoal do aluno que funciona onde quer que ele esteja no edifício (não é restrita ao seu quarto ou ao alcance de um "router") e pode incluir qualquer dispositivo com ou sem fios.

Por exemplo:

  • computadores portáteis
  • smartphones
  • impressoras sem fios
  • Chromecast
  • Apple TV
  • consolas de jogos
  • Amazon Echo

A 4Network permite à ASK4 fornecer a melhor plataforma de conectividade possível para operadores de edifícios e estudantes ao oferecer uma ligação de banda larga e serviço WiFi extremamente rápidos, geridos e fiáveis para todo o edifício, para além de redes sem fios privadas e seguras para estudantes individuais.

A 4Network é exclusiva da ASK4 e inovadora na nossa indústria. Se tiver um projeto de alojamento especialmente concebido para estudantes, contacte-nos, pois teremos todo o prazer em falar consigo.

ENCONTRE-NOS EM

Pode saber mais sobre a investigação de Vida online da ASK4 e sobre a 4Network nas seguintes sessões da ASK4: Class Conference (Lisboa, novembro) e Student Accommodation Conference (Birmingham, dezembro).

ASK4 Limited