Manter os seus dispositivos sem fios seguros

shutterstock_1029018790+(1).jpg

Os nossos utilizadores estudantes confiam no acesso a uma rede WiFi rápida e fiável. No entanto, essa rede também tem de ser 100% segura. O seu fornecedor de serviços de Internet está a gerir os riscos?

Num inquérito recente aos nossos utilizadores estudantes, 3 em 4 disseram que o WiFi era o tipo de ligação à Internet que consideravam mais importante.* Este resultado não surpreende, tendo em conta o número de dispositivos ligados sem fios que têm, desde portáteis a smartphones, impressoras sem fios, colunas sem fios (como a Sonos) e dispositivos de transmissão multimédia (como Chromecast ou Apple TV).

Os nossos utilizadores confiam no acesso a uma rede WiFi rápida e fiável. No entanto, essa rede também tem de ser 100% segura.

As redes sem fios apresentam alguns desafios em termos de segurança. Numa configuração doméstica habitual, liga o seu router sem fios e configura a rede sem fios e a palavra-passe. Em seguida, utiliza essa palavra-passe para ligar os seus dispositivos à rede sem fios. Isso significa que os seus dispositivos podem aceder à Internet e podem ser enviados dados entre dispositivos. Por outras palavras, o seu smartphone pode "descobrir" a sua coluna Sonos ou Chromecast na rede sem fios e enviar instruções para os mesmos.

Num edifício com vários inquilinos (tal como alojamento especialmente concebido para estudantes) onde existe um serviço de Internet gerido (como o disponibilizado por fornecedores como a ASK4), a rede sem fios é uma rede partilhada, disponibilizando acesso WiFi a cada inquilino no edifício.

Existem muitas razões pelas quais um serviço de Internet gerido é a melhor solução em edifícios com vários inquilinos, mas este coloca uma questão de segurança sem fios significativa:

Se toda a gente ligar os seus dispositivos à mesma rede sem fios, todos podem ser "descobertos" nessa rede por toda a gente no edifício.

Isso significa que os inquilinos vizinhos poderiam ver e ligar-se aos dispositivos uns dos outros por WiFi, o que representa riscos óbvios de privacidade e de segurança.

É da responsabilidade do fornecedor de serviços de Internet eliminar estes riscos.

Solução de Segurança Parte 1

A primeira solução para este problema é a proteção de portas. De forma simplificada, isto significa configurar a rede para que isole os dispositivos, permitindo-lhes ligar à Internet, mas não entre si. Isto torna-os "impossíveis de descobrir" na rede sem fios.

Durante muito tempo, esta solução foi suficiente. Contudo, a limitação que esta medida acarreta significa que os próprios dispositivos que os alunos atuais e futuros consideram cada vez mais como essenciais, e que dependem de uma conectividade sem fios local, não funcionam.

Tal como a nossa investigação Connected Living efetuada entre 3000 adolescentes europeus nos indica, isso não é aceitável. Os estudantes de 2020 esperam que os respetivos dispositivos sem fios funcionem de forma perfeita e atribuem uma importância substancial a este facto.

A proteção de portas deve ser absolutamente mantida nesta configuração. Não podemos esperar que os utilizadores tenham, individualmente, noção ou tentem gerir o risco por si próprios (por exemplo, ajustar as configurações de dispositivo se tal for possível, ou desligar os dispositivos da ligação WiFi quando não estiverem a ser utilizados). No entanto, a proteção de portas não é a solução completa.

Solução de Segurança Parte 2

Para superar este desafio, a ASK4 criou a 4Network. Vencedora do prémio Inovação do ano, a 4Network possibilita aos utilizadores de um serviço de Internet gerido em edifícios com vários inquilinos terem as suas próprias redes privadas sem fios. Isto significa que os utilizadores podem ligar os seus dispositivos sem fios de uma forma segura e privada através da infraestrutura partilhada do edifício, tal como fazem em casa.

A 4Network é uma parte única da infraestrutura de rede da ASK4 e foi desenvolvida pela nossa equipa técnica ao longo de alguns anos como resposta direta às novas necessidades de conectividade dos nossos utilizadores e à afluência de dispositivos ligados sem fios, sistemas de entretenimento e infraestruturas agora disponíveis para os inquilinos e operadores de alojamento.

Uma rede sem fios pessoal do utilizador que funciona onde quer que esteja no edifício (não é restrita ao seu quarto ou ao alcance de um "router") e pode incluir qualquer dispositivo com ou sem fios. 

A Solução Completa

A 4Network permite à ASK4 fornecer a melhor plataforma de conectividade possível para operadores de edifícios e inquilinos, ao oferecer uma ligação de banda larga e serviço WiFi extremamente rápidos, geridos e fiáveis para todo o edifício, para além de redes sem fios privadas e seguras para inquilinos individuais.

À medida que a tecnologia evolui, também o comportamento e expetativas dos utilizadores evoluem. Na ASK4, trabalhamos todos os dias para compreender as necessidades dos nossos utilizadores e para impulsionar a inovação técnica e de serviços a fornecer aos nossos clientes. Se tiver um projeto de alojamento especialmente concebido para estudantes ou de construção para arrendar, contacte-nos. Teremos todo o prazer em debater a questão consigo.

*Dados da ASK4, inquérito a estudantes, outubro de 2017

download.png
ASK4 Limited